O profissional que nas décadas passadas pensava em saídas para a empresa e se preocupava com os lucros, custos e receitas das empresas, já eram compradores 4.0.
Case:
No início da década de 90, um jovem que iniciara sua carreira profissional é promovido e convidado a atuar no departamento de compras. Vamos chamar nosso personagem de Zé dos Conto.
Nessa época não existia internet, fax nem desktop.
O que tinham era o telefone, um telex utilizado pela empresa inteira, rádio comunicador, Bip e um CPD (Centro de Processamento de Dados), era nesse setor que tudo acontecia em termos de tecnologia.
Para se ter uma ideia, o Desk Top de hoje tem mais memória para armazenamento que o CPD inteiro.
O profissional Zé dos Conto, como todos os compradores que iniciam suas carreiras, começou com pequenas compras, de baixo valor e menor impacto na produção.
Dentre suas compras estavam parte das compras de MRO (Manutenção, Reparo e Operações).
Tinha um item que sempre chegava para ele comprar, que era reparo de registro hidráulico.
Não passava uma semana que ele não comprava o tal do reparo.
Certa vez, passando pelos corredores, ele ouve uma conversa entre o profissional gerente financeiro e o contador.
Zé dos Conto ficou intrigado com a situação e começou a imaginar muitas coisas possíveis e prováveis, que poderiam estar ocasionando essa divergência nas contas de água e começou a investigar as possíveis causas.
Então ele foi conversar com o chefe da produção, o Pedrada.
Pedrada: – Então Zé, está gostando de trabalhar em compras?
Zé dos Conto: – Claro que estou, penso que nasci para isso, cada dia aprendo alguma coisa e estou com muitas dúvidas ainda, mas acabo chegando lá.
Pedrada: – O pessoal que trabalha lá são todos muitos bons e você vai aprender mais a cada dia.
Zé dos Conto: – Estou contando com isso, mas vim aqui por outro motivo. Como está a produção esses últimos meses, tivemos algum aumento na produção?
Pedrada: – Não, estamos no mesmo ritmo há dois anos.
Zé dos Conto: – Teria alguma coisa então que justificaria o aumento de consumo de água?
Pedrada: – Consumo de água? Nosso consumo está normal, temos uma rede somente para a produção e não se alterou em nada. Porque?
Zé dos Conto: – Nada não, só pensei que tivéssemos alguma produção extra nesses últimos meses. De toda forma, obrigado.
Pedrada: – Por nada Zé, vem aqui mais vezes, o pessoal do escritório não gosta muito de vir na produção, mas são sempre bem-vindos.
Zé dos Conto: – Uma boa parte se julga gases nobres e não se misturam, mas, eu gosto muito de vir na produção, aqui aprendo muita coisa. Obrigado pelo papo.
Diante da negativa, Zé dos Conto ficou ainda mais intrigado com tal situação e voltou para sua sala, inconformado.
No dia seguinte, profissional Zé dos Conto recebe outra solicitação de reparo para registro e isso lhe acende uma luz.
Ele decide ir falar com o gerente de patrimônio, o Marreta, responsável por tal solicitação.
Zé dos Conto: – Sr. Marreta, como vai? Tudo bem?
Marreta: – Estou sim Zé, a que devo a honra de sua visita?
Zé dos Conto: – A honra é minha. Me ajuda a entender uma coisa?
Toda semana recebo uma solicitação de reparo para registro, por que?
Marreta: – Zé esses reparos são para os mictórios dos banheiros, nós temos 20 mictórios em funcionamento e os registros sempre estragam por causa do uso continuo, toda hora tem alguém abrindo e as vezes fechando os registros.
Zé dos Conto: – Não tem como trocar os registros?
Marreta: – Não tem, teríamos que quebrar parede, comprar novos registros, ficaria muito caro. Então vamos trocando os reparos.
Zé dos Conto: – Entendi. Bom, era isso que queria saber, obrigado pelo esclarecimento. Se precisar de alguma coisa, sabe onde me encontrar.
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