Os compradores devem estar alerta ao risco para as cadeias de suprimentos globais está longe de terminar após o anuncio pela OMS de pandemia.
Os compradores devem prestar atenção a alguns fatores.
As empresas podem prestar atenção, além de itens a serem executados, para mitigar o máximo possível os riscos futuros.
Entenda os riscos de oferta e demanda
O lado da oferta tem sido motivo de preocupação para as empresas, dada a origem do surto na China, onde muitos fornecedores e manufaturas se baseiam.
A China representa 30% da manufatura global e 51.000 empresas globalmente têm fornecedores de primeiro nível localizados no país, de acordo com a Retail Industry Leaders Association.
Os compradores já começam a expressar preocupações de inventário relacionadas à incapacidade de adquirir e enviar suprimentos de fornecedores na China ou produtos para sua cadeia de suprimentos.
O COVID-19 está afetando tudo, desde o mercado de ações até os níveis de estoque em nossas prateleiras.
À medida que o surto se espalha em dezenas de países, incluindo os EUA, as empresas com fornecedores globais devem considerar o impacto no fornecimento e produção das nações mais afetadas e de seus países vizinhos.
Mas o risco de oferta é apenas um lado da moeda.
Os varejistas e outras empresas voltadas para o consumidor devem esperar uma demanda reduzida se os cidadãos estiverem em quarentena.
Os efeitos também podem ser psicológicos, pois as pessoas optam por mudar comportamentos para evitar a propagação da doença.
A cadeia de suprimentos pode monitorar e medir por meio de uma comunicação estreita com seus fornecedores para entender o risco de demanda, o que dificulta a previsão de compras e, por sua vez, o planejamento das empresas.
Mapear a cadeia de suprimentos
O comprador deve entender a localização e o status de vários nós da cadeia de suprimentos, importante o tempo todo, com surto de coronavírus ou não.
“Não espere até que a arma esteja apontada para sua cabeça para começar a pensar sobre esse mapeamento”.
O mapeamento da cadeia de suprimentos oferece aos Compradores a visibilidade de vários níveis de fornecedores, bem como a logística entre esses fornecedores.
O mapeamento bem-sucedido geralmente depende de informações locais e requer compartilhamento de dados e informações entre parceiros.
Se você não tem visibilidade total agora, provavelmente deve se apressar e descobrir o que pode fazer, onde estão suas peças, onde estão seus pontos de acesso, como você pode se movimentar se houver uma interrupção em qualquer parte do a corrente.
Os Compradores, armados com um mapa, podem identificar uma fonte exata de interrupção e avaliar como reagir de acordo.
Planejar cenários ‘what-if’
Com dados e mapas para ilustrar a cadeia de suprimentos, o Comprador pode avaliar opções e participar do planejamento de cenários.
“Passo a passo, diga: ‘o que eu faria se isso quebrasse?'”.
As cadeias de suprimentos fortemente dependentes de uma fonte podem se beneficiar da compra de estoque adicional, embora corram o risco de estocagem excessiva.
Por outro lado, as cadeias de suprimentos amplamente diversificadas terão uma variedade maior de opções para selecionar como planos de backup.
“Não coloque todos os seus ovos em uma cesta.”
Deve-se enfatizar que o planejamento de cenários, como o mapeamento, não é apenas uma estratégia para lidar com os impactos do surto de COVID-19, mas também uma prática recomendada para o Comprador verificar as cadeias de suprimentos o tempo todo.
O surto viral vai levar as estratégias adiante e as colocar em primeiro plano, com muitas empresas percebendo que deveriam ter focado mais essas estratégias no passado.
No atual clima de risco, os Compradores precisam do maior número possível de cenários hipotéticos, porque uma incerteza significativa envolve a oferta, a demanda e a disponibilidade dos modos de transporte.
Ninguém sabe ao certo quando e onde o efeito cascata do surto terminará.
“Uma coisa que as cadeias de suprimentos odeiam é a variação, e haverá muita”.
As equipes de compras devem se concentrar em sete ações principais para enfrentar a ameaça à continuidade dos negócios representada pelo coronavírus.
As sete ações são:
- Mapear fornecedores e identificar aqueles que se localizam em regiões geográficas de alto risco, para entender a extensão do problema em potencial.
- Priorizar o fornecimento de equipamentos de proteção para os funcionários, como máscaras.
- Compreender quais itens que estão sendo adquiridos provavelmente sofrerão atrasos ou serão impactados e planejar os piores cenários.
- Acelerando a introdução de fornecedores alternativos.
- Aumento dos níveis de estoque de segurança.
- Solicitar que os funcionários nas áreas de alto risco trabalhem em casa, sempre que possível, e evitem o transporte público.
- Cancelamento de reuniões de equipe / conferências regionais e implementação de reuniões virtuais.
Manter as linhas de comunicação abertas com os fornecedores é importante, para que a organização seja informada dos desenvolvimentos e desafios enfrentados pelos fornecedores.
Durante essa crise, as empresas estão reconhecendo, ou irão reconhecer, o valor dos programas de gerenciamento de relacionamento com fornecedores.
especialmente quando um fornecedor trata a organização (Comprador) como um cliente prioritário se os estoques forem limitados.
No entanto, os Compradores também entendem a necessidade de aceitar aumentos de preços como parte do relacionamento, enquanto o equilíbrio entre oferta e demanda muda.
Os Compradores também estão se comunicando internamente, trabalhando com as partes interessadas para evitar alarmes e concentrando-se no desenvolvimento e na implementação bem-sucedida de planos de ação para mitigação de riscos.
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