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Liderança, como o Comprador demonstra durante uma crise.

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Jean
em 12 de março de 2021

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A maneira como alguém age durante uma crise é um sinal revelador de ser um bom líder, um bom Comprador ou um medíocre nos dois sentidos.

No mundo de onde eu vim e as empresas que passei, frequentemente havia uma crise.

Eu tinha a responsabilidade de todas as compras sob minha responsabilidade, encarregado de executar meu plano, para obter os resultados, e eu sabia que precisava manter minha compostura.

Aqui estão cinco princípios que me ajudaram a fazer exatamente isso, como demonstrar liderança e a segurança de um Comprador.

  1. Comece a se preparar mentalmente antes que a crise se materialize

Ser capaz de demonstrar liderança durante uma crise começa com a preparação antecipada.

Saiba que você será acionado emocionalmente em algum momento da crise – e tenha uma ideia de como vai lidar com isso.

Um item de insumo acabou sem atualizarem o estoque, uma ação de marketing que não foi informada ou projetos sem a consulta dos prazos.

Como líder, você sentirá o peso de emoções difíceis e estresse durante as crises.

 Que comprador nunca passou por isso!

Quando você não está preparado para responder, esses desafios podem levar a emoções negativas – que influenciam o comportamento e a tomada de decisões, e que não são boas.

Um Bom Comprador tem e saber enfrentar a pressão e manter a calma no meio do caos!

Se você está se perguntando como demonstrar liderança em uma crise, prepare-se mentalmente ficando curioso.

É difícil para você reagir emocionalmente se estiver realmente tentando aprender o máximo que puder enquanto estiver gerenciando a crise.

Mais especificamente, é quase impossível que você fique com raiva, frustrado ou assustado quando estiver curioso.

  1. Aceite o fato de que você será atacado

Em qualquer crise, as tensões – e os ânimos – estão mais aflorados.

Os melhores líderes e Compradores entendem que alguém os atacará durante crises.  

Por exemplo, alguém pode solicitar algo com poucas informações ou pode fazer algo desaconselhável e você terá que limpar a bagunça.

Por outro lado, seus próprios superiores podem estar respirando pelo pescoço, apertando os parafusos, porque querem que você mitigue a crise imediatamente.

Onde o Comprador vira um apagador de incêndio!

E também oportunidade de liderança!

Durante os cenários de crise, os grandes Compradores entendem que a crise em si é o problema – não as pessoas associadas a ela, independentemente de como elas agem.

O trabalho do líder é transformar todos da equipe em um organismo eficiente para resolver problemas – não deixar que os ânimos tirem o melhor deles.

Liderança mesmo que não seja da sua equipe.

  1. Sinceridade, genuinidade e confiança do projeto

Quando você está no meio de uma crise, há três coisas que seus clientes internos diretos desejam ver de você: sinceridade projetada, genuinidade e confiança.

Todo mundo da empresa estará olhando para o Comprador em busca de segurança e para o próximo passo.

Se eles virem medo e hesitação do seu lado, isso criará as mesmas emoções em suas próprias cabeças.

Seja honesto e realista sobre o que você está enfrentando e o que, você comprador, fará para corrigi-lo.

Não tente subestimar a crise e dizer que é uma coisa menor.

Os Compradores mais eficazes são capazes de encontrar o equilíbrio perfeito entre não invocar o medo e não subestimar a magnitude do que está acontecendo.

  1. Tomar uma decisão

No meio de uma crise, tome uma decisão.

Liderança!

Não há nada pior do que um Comprador que parece indeciso.

Ao mesmo tempo, isso não significa que você precise se apressar para tomar uma decisão.

Seja rápido – mas não se apresse.

Apressar-se em tomar uma decisão geralmente é uma receita para o desastre.

Não se apresse, examine as evidências e decida.

Reconhecer e Recusar

Às vezes, essa decisão pode exigir que você se recuse da situação – ou certifique-se de que as pessoas que estão próximas demais da situação não estejam envolvidas na solução.

Quando um líder está muito próximo de uma situação, é sua responsabilidade reconhecer e recusar.

Ao mesmo tempo, cabe a um Comprador reconhecer quando um “solicitante” está muito próximo da situação – e tentar usar a empatia tática para convencê-lo a recusar por sua própria vontade.

Além disso, você precisa ser flexível.

Embora você precise ser decisivo, considere várias opções.

Não se case com uma solução e renuncie a informações de outros lugares que afirmam que pode haver um curso de ação melhor.

Alguns Compradores são afetados pelo ego e pela autoridade, a ponto de não quererem receber contribuições de outras pessoas – mesmo diante de evidências esmagadoras de que deveriam.

Bottom line? Os Compradores são mais proficientes quando são decisivos e flexíveis.

  1. Faça o que puder para controlar o caos

Como Comprador, aprendi que na negociação a controlar o caos no caminho do problema.

Dado o imediatismo de uma crise, as pessoas estarão correndo com os cabelos em pé.

Meu trabalho era começar a acalmar todos antes disso.

Liderança na crise!

Quando uma crise bate à porta, os Compradores precisam agir para mitigar o caos e a confusão.

Para isso, muitas vezes há algo que precisa ser feito assim que a crise aparece.

O que fazer da próxima vez que você estiver em crise

Com muita frequência, as crises geram emoções negativas – do tipo que atrapalham nossos objetivos.

Quando as crises ocorrem – e definitivamente acontecerão – você precisa ser rápido.

Mas o Comprador precisa processar todas as informações e tomar uma decisão calculada enquanto mantém suas emoções sob controle.

Quando o Comprador afirma que o céu está caindo, os outros vão imitar essa mentalidade.

Portanto, seja genuíno, chame como é e permaneça positivo.

É disso que eles, clientes internos, precisam saber de que você Comprador vai realizar a tarefa em mãos – e realizá-la bem.

Seja a liderança na crise!

Jean Torres dos Santos

liderança

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